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Arquitetos: Estudio Herreros
- Área: 35250 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Juan Rodríguez, Elías Costal Rodríguez, Ángel Cid
Descrição enviada pela equipe de projeto. Cem anos depois da chegada da ferrovia a Santiago de Compostela, a trincheira ocupada pelos trilhos continua sendo uma barreira quase intransponível entre o centro histórico e os bairros que surgiram ao sul. No entanto, esta fronteira também teve o efeito positivo de preservar a área natural de Las Brañas del Sar, um território de valor ecológico inestimável ainda a ser descoberto pelos cidadãos de Santiago, e que inclui a Ciudad de la Cultura.
A nova estação ferroviária do complexo Intermodal de Santiago de Compostela será construída sobre os trilhos, compondo um edifício que é ao mesmo tempo um terminal de passageiros e um elemento de infra-estrutura de conexão urbana por meio de uma passarela de pedestres que percorre seu lado oeste. Essa disposição cria uma área de espera em relação direta com as plataformas do ponto de vista visual, funcional e estrutural por meio de um sistema fingers que inclui escadas comuns, escadas rolantes para pedestres e elevadores de alta capacidade.
A passarela para pedestres foi construída sobre as plataformas às quais o edifício de passageiros será anexado, resolvendo assim a intermodalidade ônibus-trem-táxi-ônibus urbanos sob cobertura. A passarela sinaliza a vocação arquitetônica do futuro complexo: pilares de concreto pré-fabricados suportam um embasamento a partir do qual se ergue o edifício com sistemas de construção leves, translúcidos e montados a seco. Os telhados de zinco, as antigas peles metálicas de cor dourada, policarbonato e u-glass, e as estruturas metálicas aparentes em verde industrial compõem uma abordagem pragmática que constrói o caráter do Intermodal. Em seu extremo sul fica a Plaza de Clara Campoamor, que proporciona um generoso espaço público como contraponto democrático à Plaza de la Estación, a ser construída no lado norte.